Museu do Ipiranga celebra os 100 dias para a reabertura com duas produções audiovisuais em parceria com Brasil Jazz Sinfônica e São Paulo Companhia de Dança
São pouco mais de três meses para a reabertura do Museu do Ipiranga, e o marco dos 100 dias, que acontece em 30 de maio, não passará em branco. Para celebrar a data, o Museu do Ipiranga, em parceria com a Brasil Jazz Sinfônica, a TV Cultura e a São Paulo Companhia de Dança (SPCD), lançará uma produção audiovisual com cada grupo artístico, gravadas no interior do prédio fechado para reforma. Enquanto a orquestra faz uma releitura do Hino Nacional da Independência, composto por Dom Pedro I, trazendo os sons do canteiro de obras para o arranjo e contrapondo as imagens dos músicos com os operários, a SPCD traz o primeiro de cinco episódios que compõem uma websérie com cinco coreografias que exploram a arquitetura do edifício histórico.
Para a diretora do Museu do Ipiranga, Rosaria Ono, “é uma alegria para o Museu do Ipiranga — que passa por uma fase de renovação — essa parceria com dois grupos artísticos de extrema relevância para o nosso cenário cultural. Em ambas as instituições, é notório o amor pela cultura, pela arte e pela história de nosso país. Este encontro, portanto, nos parece a oportunidade perfeita para, juntos, exaltarmos esses valores”. Os vídeos estarão disponíveis nas redes sociais do Museu do Ipiranga, além dos perfis das instituições parceiras.
O clipe inédito da Brasil Jazz Sinfônica, orquestra gerida pela Fundação Padre Anchieta, gravado no Museu do Ipiranga e no Parque da Independência, teve concepção de Fábio Borba, diretor executivo da TV Cultura e da Orquestra, arranjo de Ruriá Duprat e direção de vídeo de Jarbas Agnelli. O vídeo celebra o Bicentenário da Independência e a reconstrução do Museu do Ipiranga, ao captar sons provocados pela reforma do espaço e produzir um conjunto melódico ao lado da Jazz. “Temos uma orquestra dupla: a Brasil Jazz Sinfônica e a ‘orquestra’ dos operários que trabalham na reforma do museu”, afirma o diretor artístico e regente da orquestra, Ruriá Duprat. Desta forma, o clipe é uma forma de homenagear a reconstrução de um espaço cultural tão importante para a cultura brasileira, como é o Museu do Ipiranga, além de ressaltar o papel dos trabalhadores que restauram esse símbolo da história nacional.
Imagens exclusivas de músicos em apresentações solos executando o Hino da Independência em diferentes espaços do Museu do Ipiranga, mescladas com recortes dos operários da reforma do Museu extraindo sonoridades de suas ferramentas, dão o tom da peça audiovisual. Gravado com tecnologia áudio Dolby Atmos, que permite ao espectador uma experiência mais imersiva, o clipe ainda traz a formação completa da Brasil Jazz Sinfônica, com 70 músicos, sob a batuta do maestro Ruriá Duprat, em frente ao Monumento à Independência, no Parque da Independência, apresentando o Hino. Será lançado no dia 30 de maio, ao final do Jornal da Cultura, na TV Cultura, e nas redes sociais da Brasil Jazz Sinfônica (YouTube, Facebook e Instagram) e do Museu do Ipiranga.
Já com a São Paulo Companhia de Dança, corpo artístico da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado, gerida pela Associação Pró-Dança e dirigida por Inês Bogéa, será dado o start na websérie SPCD no Museu, em parceria com o Museu do Ipiranga. A produção dá pistas do que o público poderá vivenciar com reinauguração desse espaço, a partir de setembro de 2022, por meio de cinco videodanças que propõem um novo olhar para a arquitetura desse importante marco da cidade de São Paulo. Entre maio e setembro de 2022, irão ao ar cinco episódios nos quais bailarinos da Companhia habitarão diferentes locais do Museu, como varandas, corredores e fachadas, além do Salão Nobre.
Concebidos e dirigidos por Inês Bogéa, os episódios têm codireção e edição de vídeo de Alexandre Cruz e trilha sonora original de André Mehmari. Cada um deles tem coreografia assinada por diferentes artistas da São Paulo Companhia de Dança — André Grippi, Beatriz Hack, Letícia Forattini, Matheus Queiroz, Ammanda Rosa e Nielson Souza – e foram produzidos como parte do Programa de Desenvolvimento das Habilidades Futuras do Artista da Dança (PDH), criado e mantido pela SPCD para estimular o contato de bailarinos e ensaiadores com outras atividades dentro da cadeia produtiva da dança.
“Um dos compromissos constantes da São Paulo Companhia de Dança é difundir a arte da dança para todos os públicos. Na websérie SPCD no Museu, apresentamos um novo olhar para a arquitetura e as obras de um lugar fundamental do nosso patrimônio histórico. Ao reinventar, descobrir e experimentar novos movimentos no Museu do Ipiranga, queremos instigar as pessoas a redescobrirem este espaço singular da cidade meses antes de sua reinauguração”, afirma Inês Bogéa, diretora artística da São Paulo Companhia de Dança.
Museu do Ipiranga — USP
O Museu do Ipiranga é sede do Museu Paulista da Universidade de São Paulo, e seguiu em atividade com eventos, cursos, palestras e oficinas em diversos espaços da cidade. As obras de restauro, ampliação e modernização do Museu são financiadas via Lei Federal de Incentivo à Cultura. A gestão do Projeto Novo Museu do Ipiranga é feita de forma compartilhada pelo Comitê Gestor Museu do Ipiranga 2022, pela direção do Museu Paulista e pela Fundação de Apoio à USP (FUSP). O Museu está fechado desde 2013. As obras se iniciaram em outubro de 2019 e a expectativa é que o museu seja reaberto em setembro de 2022, para a celebração do bicentenário da Independência do Brasil. Para mais informações sobre o restauro, acesse o site.
O edifício, tombado pelo patrimônio histórico municipal, estadual e federal, foi construído entre 1885 e 1890 e está situado dentro do complexo do Parque Independência. Concebido originalmente como um monumento à Independência, tornou-se em 1895 a sede do Museu do Estado, criado dois anos antes, sendo o museu público mais antigo de São Paulo e um dos mais antigos do país. Está, desde 1963, sob a administração da USP, atendendo às funções de ensino, pesquisa e extensão, pilares de atuação da Universidade.
Brasil Jazz Sinfônica
Formada por 70 músicos a Brasil Jazz Sinfônica une a orquestra dos moldes eruditos a uma big band de jazz. O resultado é uma sonoridade única, com direito a samba, frevo, bossa nova, MPB, samba-jazz, rock e reggae, que tem lhe conferido protagonismo na criação de uma nova estética orquestral brasileira por meio de arranjos contemporâneos e únicos, criados não raras vezes com exclusividade para o grupo. Conhecida e prestigiada em todo o território nacional e em inúmeros países, a Brasil Jazz Sinfônica já tocou com nomes do cenário musical, como Tom Jobim, Milton Nascimento, Gal Costa, João Bosco, Toquinho, Paulinho da Viola, Daniela Mercury, Diogo Nogueira, Carlinhos Brown, John Pizzarelli, Stanley Jordan, Gonzalo Rubalcaba, Dee Dee Bridgewater, Stacey Kent e Paquito D’Rivera.
São Paulo Companhia de Dança – SPCD
Criada em janeiro de 2008, a São Paulo Companhia de Dança (SPCD) é um corpo artístico da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela Associação Pró-Dança e dirigida por Inês Bogéa, doutora em Artes, bailarina, documentarista e escritora. A São Paulo é uma Companhia de repertório, ou seja, realiza montagens de excelência artística, que incluem trabalhos dos séculos XIX, XX e XXI de grandes peças clássicas e modernas a obras contemporâneas, especialmente criadas por coreógrafos nacionais e internacionais. A difusão da dança, produção e circulação de espetáculos é o núcleo principal de seu trabalho. A SPCD apresenta espetáculos de dança no Estado de São Paulo, no Brasil e no exterior e é hoje considerada uma das mais importantes companhias de dança da América Latina pela crítica especializada, tendo recebido cerca de 40 premiações e indicações nacionais e internacionais. Desde sua criação, já foi assistida por um público superior a 900 mil pessoas em 18 diferentes países, passando por cerca de 150 cidades em mais de 1.100 apresentações e acumulando mais de 40 prêmios e indicações nacionais e internacionais. Por meio do selo #SPCDdigital, criado em 2020, realizou mais de 40 espetáculos virtuais e transmissões de apresentações que somam quase um milhão visualizações. Além da Difusão e Circulação de Espetáculos, a SPCD tem mais duas vertentes de ação: os Programas Educativos e de Sensibilização de Plateia e Registro e Memória da Dança.